Orquídeas Nativas de Florianópolis

Trabalho de uma equipe multidisciplinar, tendo como coordenador técnico/científico e autor principal, o geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento.

475 pgs.

2a. Edição: 2021
Fotografias e ilustrações botânicas

Preço: R$ 300,00 (frete incluso no Brasil)

Esse livro é fruto de

Conteúdo:
Introdução;
Breve Histórico sobre Florianópolis;
A Natureza de Florianópolis;
A Passagem de Naturalistas e Botânicos por Santa Catarina e Florianópolis;
Marcos Jurídicos e normativos para a Biodiversidade Biológica e a Família Orchidaceae;
Coleção Biológica Particular – Orquidário Amélia Cirimbelli Brillinger;
Morfologia e Estrutura Botânica das Orquídeas;
As Orquídeas Nativas de Florianópolis – Seus Gêneros e suas Espécies;
Laelia purpurata, A Rainha das Orquídeas do Brasil;
As Variedades Horticulturais da Laelia purpurata;
A lista atualizada de Orchidaceae no Estado de Santa Catarina;
Glossário de Termos Botânicos;
Bibliografia.

Após 4 anos de intensos trabalhos de gabinete, revisões bibliográficas e principalmente expedições de campo em todo território do Município de Florianópolis (Ilha de Santa Catarina e Área Continental), o publico em geral, os pesquisadores e cientistas poderão apreciar 287 táxons, sendo 285 espécies e dois híbridos naturais, pertencentes a 97 gêneros de Orchidaceae.
Destes táxons, 210 (73,2%) são epífitas, 58 (20,20%) são terrícolas, 17 (5,90%) rupícolas e duas hemiepífitas (0,75), ocorrendo em diversos fitofisionomias. 135 espécies (e os dois híbridos naturais) registradas para o município de Florianópolis são endêmicas do Brasil e 98% delas são consideradas endêmicas da Mata Atlântica.
40 espécies foram registradas pela primeira vez para o Município de Florianópolis e 07 novos registros para o Estado de Santa Catarina.
14 espécies registradas em Florianópolis são citadas como ameaçadas em três categorias, cuja principais causas e a perda ou destruição do habitat natural e a coleta ilegal para fins comerciais: Vulnerável (VU); Em perigo (EM); Criticamente em Perigo (CR);
No capítulo "As Orquídeas Nativas de Florianópolis – Seus Gêneros e suas Espécies" são detalhados 97 gêneros:
Subfamília; Tribo; Subtribo; Etimologia; Descrição; Distribuição Geográfica (texto e mapa) e Comentários;
São descritas 287 espécies e 02 híbridos naturais: Etimologia; Distribuição Geográfica; Hábito e Habitat; Fenologia; Materiais Examinados; Materiais Testemunhos e Registro Adicional.
Cada espécie é ilustrada por fotografias gerais e de detalhes de excelente qualidade visual e gráfica, totalizando mais de 600 fotos. São 244 páginas de uma riqueza sem igual sobre as orquídeas de Florianópolis.
Dois capítulos são dedicados à Laelia purpurata onde é contada a verdadeira história deste espécie deste a primeira coleta realizada por Gaudichaud em, 1831 na Ilha de santa Catarina, a mudança do gênero, seus marcos jurídicos e normativos até a sua sublime exaltação ocorrida em 1942. São apresentadas variedades horticulturais deste espécies, sob o ponto de vista do Colorido da Flor (14 variedades) e sob o ponto de vista da Forma do Colorido da Flor (13 Variedades), totalizando 27 variedades.
Para dar mais beleza, riqueza, especialidade, importância botânica e horticultural, realizamos 27 ilustrações botânicas coloridas de extrema qualidade artística e cientifica. Os dois híbridos da Laelia purpurata também assim foram retratados.
Finalizando esta obra, e para termos uma visão holista da família Orchidaceae no Estado de Santa Catarina, cuja capital é Florianópolis, após uma extensa revisão bibliográfica e atualização dos táxons, realizamos a lista atualizada de Orchidaceae no Estado de Santa Catarina com 114 gêneros e 528 espécies e assinaladas as espécies registradas pela primeira vez em nosso Estado (com a indicação dos respectivos vouchers de presença), bem como suas as espécies endêmicas e ainda uma lista das espécies excluídas.
Terminamos esta viagem com o glossário de Termos Botânicos e a lista da Bibliografia para a realização dele.